"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem" - Arthur Schopenhauer
No Jardim Zoológico vivem cerca de 2000 animais de 330 espécies, foi lá que fui ao programa "Sábados Selvagens". «Especialmente pensado para promover a aprendizagem em família, incentivando a partilha de conhecimento entre adultos e crianças e propondo experiências únicas. Nos percursos temáticos do programa visitámos alguns bastidores e descobrimos alguns dos processos diários de tratamento e alimentação dos animais, bem como vários exemplos de enriquecimentos ambientais. Os Sábados Selvagens incluem também encontros com tratadores, para que os mais pequenos e graúdos possam ficar a saber todas as curiosidades sobre as espécies. E se eu gosto muito de animais, adorei esta experiência, foi de facto um dia inesquecível. O programa começou às 10h, a simpática bióloga e educadora do centro pedagógico, Marina Duarte, fez uma visita guiada aos animais mais emblemáticos do Jardim Zoológico, pelas 11h fomos perceber o enriquecimento ambiental com os saguins (os meus preferidos). "E o que é o enriquecimento ambiental", perguntam vocês. «É um processo dinâmico que tem como objetivo estimular os comportamentos naturais de cada espécie. Melhora o bem-estar animal, evita comportamentos estereotipados e possibilita uma futura reintrodução na Natureza».
Depois foi o encontro com o treinador das aves exóticas, Hugo Condez. Fiquei fã da pequena coruja que aparece na fotografia comigo, e gostei muito do tucano também (lembrei-me logo do filme "Rio"). A manhã terminou com uma apresentação (super divertida) de aves em voo livre.
Altura de almoçar. O nosso almoço foi no restaurante Savanna. As sobremesas mudam diariamente, mas neste dia experimentámos: bolo de bolacha crocante; bolo chocolate três delícias; quindim brasileiro e gelatina. Também tinham à disposição: torta de laranja e coco; mousse de chocolate; panna cotta de morango e arroz doce. Os preço dos menus variam entre os 7,65€ e os 9,95€.
Da parte da tarde ainda conhecemos "de perto" os Elefantes, bem... mas não tão perto como estão a imaginar. É que cada um pode chegar às 7,5 toneladas!
A apresentação de golfinhos e leões-marinhos é uma das grandes atrações do Zoo. Pelas 16h foi o encontro com o treinador de golfinhos e delfinário. Um dos golfinhos estava sempre a mandar uma bola para fora da piscina, para brincar connosco.
Depois de um "Sábado Selvagem", já no programa livre, ainda fomos andar no teleférico. Tem a duração de 20 minutos e proporciona uma vista panorâmica maravilhosa do Jardim Zoológico. E assim terminou um dia maravilhoso! Ficam as fotografias, para mais tarde recordar!
Recomendo este programa a pequenos e graúdos. Saibam mais aqui. A vossa visita contribui para que a missão do Jardim Zoológico seja cumprida. Depois contem-me tudo!
Informações:
Jardim Zoológico
1549-004 Lisboa
Telefone: 217 232 920
Restaurante Savanna
Telefone: 217 232 931
Email: [email protected]