Há dias lancei o ebook "Tentações Conventuais e Tradicionais", exclusivo da app "Há alguém mais gulosa do que eu?", disponível para Android e iOS. Este Bolo de Noz com Doce de Ovos é uma das delícias que encontram neste minilivro e esta semana é a sugestão do Wi-Fi na RFM. Existem casamentos perfeitos de sabores e aqui está um bom exemplo! Uma massa fofinha confecionada com noz moída, acompanhada por um cremoso doce de ovos, é ainda polvilhado com canela em pó. O que dizer mais? Neste ebook apresento sugestões para qualquer altura do ano, algumas opções sem glúten. Receitas para partilharem com outros gulosos, doces que podem fazer para celebrar épocas festivas ou para solucionar um ataque de gula, para quando precisamos de um doce que nos deixe a babar. Quando fizerem partilhem a fotografia do bolo nas redes e identifiquem com o hashtag #háalguémmaisgulosadoqueeu Não se esqueçam de ouvir o programa com a Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura, a partir das 20:00, na RFM. A rubrica "Há alguém mais gulosa do que eu?" será às 21 horas.
Bolo de Noz com Doce de Ovos
Bolo:
7 ovos
200 g de açúcar mascavado
200 g de noz picada
150 g de manteiga
100 g de farinha com fermento
Canela em pó q.b. para polvilhar
Doce de ovos:
12 gemas
250 g de açúcar
125 ml de água
Bolo: pré-aquecer o forno a 175º C. Untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater a manteiga com o açúcar e os ovos. Misturar os restantes ingredientes. Verter na forma e levar ao forno durante 45 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. Cortar o bolo ao meio. Rechear e cobrir o bolo. Polvilhar com canela em pó.
Doce de ovos: levar ao lume a água com o açúcar, deixar ferver até aos 106º C (ponto de cabelo). Colocar as gemas numa taça e rebentar com uma faca, misturando sem bater muito. Passar as gemas por um coador. Misturar na calda de açúcar e levar novamente ao lume, até engrossar, em movimentos "vai e vem" (e não em círculo), sempre a mexer o fundo do tacho, para que o doce de ovos fique liso e uniforme. Verter numa taça para arrefecer.