O restaurante DOP foi um dos que me foi recomendado na cidade do Porto. Este restaurante do Chef Rui Paula inaugurou em 2010 e funciona no Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, no Largo de S. Domingos, no centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial. O Chef Rui Paula não estava, uma vez que se encontra em Lisboa, em gravações para o novo programa da TVI, Masterchef.
Encaminharam-me para a Chef de Pastelaria Mafalda Cardoso, que é quem cria a doçaria para o restaurante. E claro, neste projeto, são as sobremesas que quero mostrar! A Mafalda tem 29 anos e está há 14 meses no DOP. Estudou na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, depois fez um estágio em pastelaria. Não teve qualquer dúvida na escolha da área que queria seguir e na qual trabalha desde 2007.
Confessou-se nervosa na entrevista, achei que era muito simpática e talentosa.
Vamos à primeira sobremesa que experimentei. "O Chocolate e o Vinho do Porto", a mais pedida pelos clientes. Consiste numa tarte de chocolate com base de sablé de chocolate, praliné com flor de sal e mousse de chocolate negro com cobertura de glaçage de cacau. Por baixo da tarte encontramos uma ganache moldável de chocolate branco (feito com natas, chocolate branco, leite e folhas de gelatina).
De seguida leva uma espuma de vinho do Porto e uma terra de chocolate, gel de framboesa e gelado de vinho do Porto (confecionado com natas, leite e vinho do Porto. Sem gemas). É finalizado com apontamentos de uma redução de vinho do Porto. Custa 17€.
Seguiu-se a sobremesa preferida da Chef Mafalda (e a minha também): "Tradição Portuguesa em Sobremesa". São 5 miniaturas: Pudim Abade de Priscos, Toucinho do Céu, Pastel de Nata, Sericaia e Farófias. "A ordem tem um sentido, uma vez que começa com a degustação de uma sobremesa mais forte para uma mais leve e escolhi cinco miniaturas por gostar de números ímpares no empratamento", explicou a Chef de Pastelaria. A maioria dos clientes do DOP são turistas, "assim têm a possibilidade de provar uma degustação com as sobremesas tradicionais portuguesas", referiu ainda Mafalda.
A Sericaia (quarta na imagem) é feita em camadas com compota de laranja. "Em primeiro lugar é confecionado um creme de pasteleiro, deixa-se arrefecer, adiciona-se as claras batidas em castelo. Cada 'biscuit' é pesado em placas fininhas, depois coze-se no forno. Depois de arrefecer recheia-se com compota de laranja".
As Farófias (quinta sobremesa na fotografia) leva um creme inglês (parecido com leite creme, sem farinha e com menos açúcar) aromatizado com limão. A particularidade destas farófias é que são confecionadas uns segundos no microondas (dentro de um copo) e depois levam o creme inglês.
Gostei tanto desta combinação e não percebi como é que esta sobremesa não é a mais pedida pelos clientes. Prefiro chocolate de leite e não o amargo, logo, sou suspeita! "O Chocolate e o Vinho do Porto" tem sabores muito intensos, mas amargos, prefiro sobremesas muito doces. Sem dúvida que prefiro a segunda sobremesa que degustei, a "Tradição Portuguesa em Sobremesa". Até porque sou uma apaixonada pela doçaria conventual, bem representada nestas miniaturas. Custa 19€.
![]() |
Chef de Pastelaria Mafalda Cardoso |
Morada:
Palácio das Artes
Largo de S. Domingos
184050-545 Porto
Telefone: 22 20 14 313
http://ruipaula.com/web/
Fotografia: Diogo Agante