Este hotel luxuoso nasceu em 2007 na antiga residência do Rei de Itália Humberto II. O serviço, simpatia, hospitalidade e envolvência fazem com que os hóspedes se sintam parte da realeza. São 124 quartos, incluindo suites e penthouses. Fiquei num quarto em tons de azul, enorme, com uma cama gigante. À minha espera tinha pastéis de nata, morangos com chocolate e vinho do Porto. Abri os cortinados e deparei-me com uma vista fabulosa para a piscina e o mar.
Sente-se muito conforto entre os vários tons de azul e cinza, que remetem para a vista que tenho no horizonte. O quarto tinha um terraço com chaise longue, para longos banhos de sol. Sentimo-nos bem dentro do quarto e no exterior. Ficar ou sair? Uma escolha difícil apenas nos melhores hotéis. Um pormenor: os produtos de higiene e bem-estar são da Castelbel, uma marca portuguesa.
![]() |
Quarto |
![]() |
Spa |
![]() |
Spa |
O Real Spa Marine, que foi eleito um dos melhores Spas da Europa pela revista Condé Nast Traveler em 2008, tem 1000 metros quadrados.
Agendaram uma massagem com o objetivo de obter «uma experiência em pleno no Grande Real Villa Itália». À hora marcada fui ao Spa para a "Real Spa Prestige Relaxação Vital". Um «ritual que combina os benefícios remineralizantes dos produtos marinhos com uma massagem técnica inspirada na tradição tailandesa. A estimulação das linhas energéticas restaura o equilíbrio do corpo e proporciona uma sensação de verdadeiro bem-estar. São aplicados “bolus” envolvido em aromas de alfazema, usando pressão nas zonas de maior tensão». Foram 60 minutos com resultados imediatos, a Sara Silva fez maravilhas. Quando terminei, saí da sala de tratamento e fui para a área de relaxamento onde bebi uma água com lima. Saí depois para um evento com energias redobradas.
Só tive pena de não ter tido tempo para usufruir do circuito de talassoterapia, andei num corre-corre, fica para uma próxima oportunidade.
![]() |
Chef Paulo Pinto |
O hotel dispõe de 2 restaurantes: La Terraza e Navegantes. Fiz a prova das sobremesas na tarde do check-in, assim como as entrevistas ao chef executivo Paulo Pinto e ao chef de pastelaria Paulo Fernandes.
Fui para a zona do bar conversar com o chef Paulo Pinto que é o chef executivo de todos os hotéis do grupo Real. Começou a trabalhar aos 14 anos na cozinha do hotel Eduardo VII, onde esteve 6 anos. Colaborou com vários restaurantes e hotéis: Lapa Palace, Penha Longa, Sofitel, Méridien (actual Tiara). Na Bica do Sapato esteve 4 anos e depois entrou nos Hotéis Real onde está desde 2006.
A acompanhar este percurso é selecionador da equipa olímpica de culinária de Portugal.
Para o chef a sobremesa obrigatória de conhecer no hotel são «os Pastelinhos de Baunilha. Um creme cozinhado a baixa temperatura, depois é congelado, envolvemos em massa filo e fritamos. É quente e frio!».
Mesmo sendo um chef premiado e com um longo percurso, considera que ainda lhe «falta aprender muito, é uma profissão em que não se sabe tudo, está sempre a mudar, é necessário estar sempre atualizado».
Depois entrevistei o chef de pastelaria Paulo Fernandes, que veio viver para Portugal aos 21 anos. Aos 16 anos já trabalhava em pastelarias na Bélgica, país onde nasceu.
Conheceu o chef Luís Baena em Bruxelas, durante um estágio e depois recebeu o convite para vir abrir um hotel em Portugal, o hotel Penha Longa, depois ainda passou pelo Sofitel Lisboa, Cliff Bay Madeira, Fortaleza do Guincho, Lawrence’s e no restaurante Bica do Sapato, até que em 2006 entrou nos Hotéis Real.
Considera-se guloso, um bom leite-creme é a sobremesa favorita, até porque «pode ser aromatizado com vários sabores».
Foi o chef Paulo Fernandes que preparou as sobremesas para a degustação. Foram as 3 sobremesas seguintes que levei ao programa Você na TV, a Cristina
Ferreira e o Manuel Luís Goucha ficaram fãs destas iguarias preparadas
pelo chef que vão entrar na próxima carta.
Sopa de melancia e morangos com bolo de requeijão sobre crunchy de bolacha maria e chocolate |
Sopa de melancia e morangos com bolo de requeijão sobre crunchy de bolacha maria e chocolate |
A primeira sobremesa que experimentei foi uma Sopa de melancia e morangos com bolo de requeijão sobre crunchy de bolacha maria e chocolate. A sopa leva um pouco de menta e iogurte. Gostei do bolo de requeijão, mas não gostei muito do crunchy de bolacha maria e chocolate. Por mim dispensava, mas a sopa fria é deliciosa!
Farófia de Lima e Limão sobre creme de tangerina e shot de arroz doce |
Farófia de Lima e Limão sobre creme de tangerina e shot de arroz doce |
Farófia de Lima e Limão sobre creme de tangerina e shot de arroz doce foi a sobremesa que se seguiu, a farófia é uma meia esfera que coze a vapor durante oito minutos. O shot de arroz doce leva mais leite do que o normal e é depois passado com a varinha mágica. O creme de tangerina com as framboesas cria um contraste ácido, não é uma receita normal de farófias, uma vez que costumam ser servidas com molho inglês, aqui substituído pelo shot de arroz doce, servido à parte. Pode ser vertido sobre a farófia, mas eu preferi degustar em separado.
Sericaia com creme de canela, bolo de rúcula e poejos e shot de vinho do Porto com morangos |
Sericaia com creme de canela, bolo de rúcula e poejos e shot de vinho do Porto com morangos |
Terceira sobremesa da tarde: Sericaia com creme de canela, bolo de rúcula e poejos e shot de vinho do Porto com morangos. «É a mais complicada e trabalhada», afirmou o chef Paulo Fernandes.
«A Sericaia é enrolada como se fosse uma torta. O creme do recheio é um leite-creme de canela. O bolo de rúcula e poejos é muito fácil de confecionar. Misturam-se as folhas das verduras com ovos, açúcar em pó, farinha, tritura-se tudo com a varinha mágica. No shot de vinho do Porto com morangos é retirado o álcool ao vinho do Porto, acrescenta-se açúcar, sumo de laranja e morangos aos cubinhos. A conjugação de sabores desta última sobremesa é a minha preferida. O chocolate também é confecionado no hotel, um quadrado muito fino de chocolate negro com apontamentos de chocolate de morango e chocolate branco», acrescentou ainda o chef. Leva ainda morangos fatiados e um suspiro [que o Manuel Luís Goucha tirou à Cristina Ferreira :) Podem ver no vídeo em baixo].
Bolo de Bolacha |
Ao jantar escolhi sushi, preparado pelo sushiman japonês Amrit Lama que já fez vários cursos de sushi. Se são fãs de sushi, ao jantar encontram um bom sushi no restaurante La Terraza. Para a sobremesa escolhi um bolo de bolacha confecionado com um creme de manteiga muito suave. As gemas são batidas com açúcar, a manteiga é acrescentada aos poucos com sementes de uma vagem de baunilha. O café é acrescentado nas bolachas e não no creme de manteiga. Um bolo muito simples, mas que não desilude. Custa 5€.
Pequeno-almoço |
No Restaurante Navegantes comecei o dia seguinte com um pequeno-almoço reforçado e o mar como pano de fundo. O hotel considera que tem «o melhor da pastelaria, padaria e charcutaria portuguesa e internacional» e eu concordo. A qualidade impera aqui! E se há uns anos eu desvaloriza a primeira refeição do dia, (chegava mesmo a ignorar o pequeno-almoço) agora considero que um bom pequeno-almoço é essencial para começar bem o dia.
A variedade de queijos é fabulosa, por isso não podiam faltar na minha escolha, para além dos ovos mexidos, sumo de laranja natural, iogurte natural com aveia e compota, fruta laminada e uma variedade de bolinhos, bolo de requeijão, bolo de cenoura, caracol e panquecas com chocolate e mel. Um pequeno-almoço 5-estrelas!
Pastelinhos de Baunilha Crocantes |
Ao almoço escolhi os Pastelinhos de Baunilha Crocantes para sobremesa. É feito um creme de baunilha, tipo crème brûlée, que após congelado é enrolado em massa filo, frito e servido imediatamente. Aqui foi servido com um shot de chocolate e coulis de frutos vermelhos. Uma sobremesa a repetir! Custam 5€ e têm direito a uma vista para o mar.
Mousse de chocolate |
Arroz doce cremoso, cheesecake de morango e bolo de poejos |
O jantar buffet no restaurante Navegantes foi fabuloso. Muita variedade de sobremesas. Aqui podem ver a minha escolha: arroz doce cremoso, cheesecake de morango e bolo de poejo com cobertura de cream cheese e coulis de morango e ainda uma mousse de chocolate.
Agradeço ao João Correia, da direção de marketing e comunicação e à equipa de sala do restaurante que tão bem me receberam. Anabela, Pedro, Samuel e Vanessa, obrigada por toda a simpatia.
Tive um "tratamento real" durante a estadia. Aqui teria o que se pode chamar "vida de rainha". Eu morava no hotel, sem dúvida!
Morada e contactos:
Rua Frei Nicolau de Oliveira, 100
2750-319 Cascais – Portugal
Telefone: (+351) 210 966 000
http://www.granderealvillaitalia.realhotelsgroup.com/
https://www.facebook.com/grupohoteisreal
Fotografia das sobremesas: © Mafalda Agante