Novo hotel para conhecer na Figueira da Foz, uma cidade que conheço tão bem e da qual já tinha saudades. A verdade é que o Eurostars Oásis Plaza, inaugurado no dia 21 de junho, esgotou no Verão. Confesso que foi difícil agendar reportagem, durante a estadia percebi o motivo. Se puder descrever o hotel numa frase, o Eurostars Oásis Plaza apresenta um serviço 5-estrelas num hotel de 4. Ou seja, usufruem de tudo a que têm direito num hotel de 5-estrelas e pagam por um hotel de 4-estrelas. Curiosamente, a classificação atual do hotel já lhe permitia ser um hotel 5-estrelas. O que se pode pedir mais? Praia à porta?! Também tem!
Construído em forma de elipse, parece ter os contornos de um cruzeiro encalhado na praia. Dispõe de 160 suites e estúdios de luxo. A maioria dos hóspedes são portugueses, espanhóis e franceses, mas também recebem visitas de muitas nacionalidades.
Quando cheguei ao hotel encontrei uma série de pormenores que marcaram pela diferença. Logo na recepção os hóspedes podem aproveitar a oferta de maçãs e águas aromatizadas, o mesmo acontece na saída de um dos restaurantes e no spa.
Junior Suite |
Junior Suite |
A minha junior suite tinha duas casas de banho e uma sala. Nas casas de
banho encontrei um conjunto de amenities super completo, equivalente a
um bom hotel de 5-estrelas, serviços que são uma constante no hotel. Oferecem também dois livros, resultado de um concurso anual de literatura realizado pela cadeia hoteleira. Aliás, os hotéis do grupo Hotusa estão muito ligados à cultura, realizam também anualmente um concurso de fotografia, a exposição percorre depois os hotéis Eurostars.
Quando cheguei ao quarto tinha na sala uns miminhos deliciosos: Bolas de Berlim com chocolate e dois sumos de laranja naturais. Ausentei-me, "surpresa!". Quem é que não adora receber Pastéis de Nata, uma garrafa de Vinho do Porto e chocolates?
Piscina interior |
Altura de conhecer os espaços do hotel. Estava curiosa com a piscina. Os hóspedes têm à disposição um ginásio e uma fabulosa piscina, situada no 16º andar, com uma vista
panorâmica sobre o Atlântico. É de facto especial, parece que mergulhamos no mar ao horizonte. Aproveitei também a praia mesmo em
frente, as condições atmosféricas assim o permitiam e estava mesmo a precisar de apanhar umas horas de sol.
Auditório |
Sala Congressos |
A diretora Teresa Jimenez acompanhou-nos na visita às salas de reuniões. São 15 salas no total, com capacidade até 700 pessoas. Fiquei impressionada, podem realizar-se grandes eventos no hotel e esse é um dos grandes objetivos, não é apenas um hotel para lazer. O auditório tem capacidade para 175 pessoas e a sala de congressos permite realizar eventos para 600 pessoas.
Restaurante |
Pequeno-almoço |
Depois de uma noite bem dormida, nada melhor do que encontrarmos um excelente pequeno-almoço. Podemos medir a qualidade de um hotel analisando a qualidade desta primeira refeição do dia e este era muito completo. Optei por escolher dois tipos de pão, um normal para acompanhar com os ovos mexidos e o pão de alfarroba (que adoro), para acompanhar com queijo de ovelha e brie. Fruta tem de estar sempre presente. Iogurte natural com muesli, sumo de laranja, croissant e miniaturas de pastelaria, foram as restantes escolhas. Destaco as Bolas de Berlim recheadas com caramelo. Muito parecidas às de doce de leite, impossível degustar apenas uma.
![]() |
Bolas de berlim de caramelo |
Para além do restaurante para o pequeno-almoço, existe o restaurante Galante e três zonas de bar. O restaurante Galante tem uma luz natural deslumbrante e uma decoração contemporânea. Ali
experienciam-se "almoços e jantares com vista" para a praia da Figueira. Vou mostrar duas sobremesas que experimentei da atual carta e três sobremesas que vão entrar na nova carta. Pode dizer-se que fui uma cobaia (muito gulosa).
Panna Cotta de figo |
Uma das sobremesas da atual carta é a Panna cotta de figo com figo bêbado e figo fresco. Confecionada com açúcar, natas, leite, substituem a baunilha pelo figo bêbado. É servida com uma redução de figo, figo fresco e frutos vermelhos. Custa 6,50€.
![]() |
Copa de Iogurte Grego com frutas e açúcar de hortelã |
Uma opção saudável que não deixa de ser deliciosa: Copa de Iogurte Grego com frutas e açúcar de hortelã. Muito simples de fazer. Esta taça apresentava frutas aos cubinhos: ananás, papaia, melancia e melão. Colocam o iogurte grego por cima, que por acaso era ótimo. É finalizada com o açúcar de hortelã. Custa 4€.
Chef Miguel Silva |
Entrevistei o chef Miguel Silva ao segundo dia de estadia. Este chef de 31 anos inicialmente interessou-se pela pastelaria, mas quando entrou no mercado de trabalho ganhou o gosto pela cozinha. Começou a fazer doces com apenas12 anos. Lembra-se de uma Tarte de Amêndoa que a mãe ainda hoje lhe pede para fazer. Aprendeu a confecioná-la com a madrinha, que por acaso é mulher de um pasteleiro. E foi assim que ganhou o gosto pela pastelaria. Completou aos 19 anos o curso na Escola de Hotelaria de Coimbra. Concorreu a chef Cozinheiro do Ano e ficou em 3º lugar.
Passou pela cozinha do Casino de Lisboa, trabalhou com o chef Luís Baena, depois
esteve no hotel Villa Batalha e no Lisboa Carmo Hotel, depois transitou para o Oasis Plaza pela altura da abertura.
Gosta de doces com chocolate, a última sobremesa que apresentou na prova é a sua preferida, será que foi a minha também?
Mil folhas com leite-creme de queijo de cabra e gelado de morango |
Apresento então as sobremesas da nova carta. A primeira que experimentei: Mil folhas com leite-creme de queijo de cabra e gelado de morango. Recheiam a massa folhada com o leite creme que é aromatizado com o queijo de cabra fundido no leite. Depois mistura gemas, açúcar e farinha maizena. É queimado com açúcar demerara, branco e mascavado. Finaliza com gelado de morango e frutos vermelhos para cortar a acidez do leite-creme. Gostei do sabor do queijo de cabra, uma sobremesa improvável.
Arroz doce com Pêra Rocha caramelizada |
Arroz doce com Pêra Rocha caramelizada |
Seguiu-se o Arroz doce com Pêra Rocha caramelizada. Sou fã de arroz doce, acho que era possível ingerir este doce todos os dias, no entanto prefiro a versão sem gemas, "à moda de Coimbra." Acabado de fazer, ainda (muito) quente, é perfeito!
O chef Miguel disse-me que o melhor arroz doce que conhece é confecionado pela mãe e é precisamente essa a receita que recria. Coze o arroz com água, sal e manteiga que depois acrescenta ao leite fervido aromatizado com limão e canela. Adiciona depois o açúcar. Deixa arrefecer e só depois mistura as gemas. A pera rocha é caramelizada ao lume e casou muito bem com o arroz doce.
Chocolate, chocolate, chocolate |
Terceira sobremesa (e que sobremesa), tem o nome Chocolate, chocolate, chocolate. O chocolate é aqui apresentado em três texturas. O bolo escangalhado que vêem é um bolo de chocolate com nozes que depois é ralado. O bolo é feito com chocolate, noz, farinha com fermento, ovos, açúcar e manteiga. É ralado depois de frio e servido com uma ganache de licor beirão. Reduzem o licor beirão que carameliza devido à quantidade de açúcar, acrescentam chocolate, nata e deixam fundir. A ganache leva ainda raspas de laranja caramelizadas. É servido com gelado de chocolate e frutos vermelhos. Foi sem dúvida a minha preferida. Muito bem conseguido o creme, tem um sabor a toffee, a laranja com o chocolate e o creme provocam uma explosão de sabores. Para além de ser obrigatória conhecer, também vão poder confecionar esta sobremesa em casa, o chef Miguel cedeu a receita e eu regozijei.
Equipa de cozinha e sala |
Conseguimos usufruir verdadeiramente do hotel, deixamos os nossos agradecimentos para a direção do hotel Teresa Jimenez e Hélio Correia e para a equipa de cozinha e sala: Irene Soares, Diana Sardo, chef Miguel Silva, Nelson Grilo, chef Paulo Marques e António Maia, pela amabilidade com que nos receberam. A simpatia impera no hotel, não tivesse este hotel tantos comentários positivos de hóspedes que por lá passaram.
Piscina interior |
Rooftop Bar |
O Eurostars Oásis Plaza é perfeito para lazer, negócios e eventos. Do que estão à espera para agendar a visita a este hotel de arquitectura futurista e com uma vista fabulosa?
Morada e contactos:
Avenida do Brasil
3080-323 Figueira Da Foz
Telefone: + 351 233 200 010