"Dedicamo-nos a proporcionar momentos felizes numa experiência única no Alto Douro Vinhateiro", é assim que Vanessa Reis des...
"Dedicamo-nos a proporcionar momentos felizes numa experiência única no Alto Douro Vinhateiro", é assim que Vanessa Reis descreve o Hotel Lamego. Assim só para começar, registei dois recordes neste hotel: equipa mais simpática (mostraram-nos o Douro que todas as pessoas deviam conhecer), e a maior prova de sobremesas. Foram 17, sim, leram bem, acho que vocês vão adorar esta reportagem!
O Hotel Lamego disponibiliza 93 quartos e suites, piscina exterior, ténis, health club, ginásio, piscina interior, jacuzzi e SPA, «com uma equipa inteiramente disponível para acompanhar e personalizar o que o corpo e mente necessitam».
Piscina exterior |
Suite |
![]() |
Piscina interior |
Os portugueses são os que mais visitam o hotel, seguidos dos ingleses, franceses e brasileiros. «Temos actividades com animadores durante todo o ano, para adultos e crianças, desde: mini-chef, yoga, caça ao tesouro pela quinta, visitas à casa da quinta, guerra de balões, oficina das artes, atelier de pintura e muito mais. Pode ainda surpreender os seus amigos com os segredos dos nossos chefs nos workshops de Bôla de Lamego; de doces e compotas caseiras; cocktails; entre muitos outros, explicou a diretora do hotel, Vanessa Reis.
«Lamego é imperdível, temos diariamente o comboio e o tuk tuk na rota do hotel, que lhe darão a conhecer a pitoresca cidade duriense de uma forma diferente, não deixando de se deliciar com a famosa seleção de enchidos de Lamego», disse ainda.
![]() |
Foz do Távora |
![]() |
Pinhão |
Na gastronomia destaco também: o presunto, os queijos, e os vinhos. O Hotel Lamego proporciona alguns roteiros e programas para conhecerem o melhor da região. Num dos dias fui até à Quinta Branca, em pleno Douro Vinhateiro, com uma vista no infinito em tons de azul, verde, amarelo e várias tonalidades de castanho, características desta época. A Quinta Branca pertence ao Hotel Lamego e é bastante requisitada para eventos. A envolvência é sublime, só falta uma infinity pool para completar o cenário idílico. É nesta quinta que produzem o vinho servido no restaurante do hotel, assim como alguns produtos hortícolas.
![]() |
Quinta Branca |
Quinta Branca |
Pequeno-almoço |
Ao pequeno-almoço costumam servir a famigerada Bôla de Lamego. A mais conhecida é a de carne, mas a de bacalhau é maravilhosa (trouxe comigo uma bôla gigante, não consegui provar ao pequeno-almoço). Para começar bem o dia: fruta laminada, queijos, pão, panquecas, iogurte natural com muesli e mel, bolo de iogurte e croissants franceses.
Restaurante Vista Alegre |
«Garantindo a autenticidade portuguesa, a nossa cozinha põe à mesa petiscos regionais: cabrito assado, Tarte de Lamego, entre outros. Podem usufruir desta experiência gastronómica no Restaurante Vista Alegre, no Bar & Lobby Lounge ou no barbecue junto à piscina exterior», afirmou a diretora.
Alexandra Rodrigues e Cândida López |
Alexandra Rodrigues chefia a cozinha do Restaurante Vista Alegre, lembra-se que o primeiro bolo que confecionou era de «ananás e caramelo, em 1993. Começou a trabalhar aos 18 anos enquanto cozinheira numa empresa de take-away. Depois exerceu funções num lar de idosos, «tive uma experiência muito gratificante. Em 1996 comecei a trabalhar no Hotel Lamego como ajudante de cozinha e hoje tenho o prazer de ser chef».
«Durante toda a minha vida lutei muito para conseguir alcançar os objectivos, não só os que me foram propostos, mas também aqueles que defini para mim própria, e olhando para trás, entre vitórias e derrotas, e com muito apoio da minha querida equipa, tenho conseguido atingi-los», afirmou Alexandra.
«O nosso cliente é cada vez mais exigente e procura uma versão moderna da cozinha portuguesa, é para isso que todos os dias trabalhamos, inspiramo-nos nas nossas raízes com um toque de sofisticação e sempre com muito carinho». Quando questionei qual o maior elogio que recebeu, explicou que «é difícil escolher um entre todos aqueles que ouvimos, pois considero que todos são especiais. Todavia, recordo-me de um elogio vindo de um casal que tinha acabado de chegar de um hotel com estrela Michelin, fizeram a comparação entre as duas cozinhas, fizeram criticas extremamente positivas».
Com tantas sobremesas que confecionam no hotel, fiquei curiosa para saber qual a sobremesa preferida da chef, é o «cheesecake de maracujá. Gosto muito do equilíbrio do doce com a acidez do maracujá». Os doces são confecionados por Cândida López, que tirou o curso de Cozinha e Pastelaria na Casa Santa Zita, no Porto. «Aos 18 anos emigrei para a Suiça onde trabalhei como empregada de mesa num hotel. Em 1997, de volta a Portugal, comecei a trabalhar na pastelaria da cozinha do Hotel Lamego, onde me dediquei aos doces de corpo e alma até hoje». Recorda-se que a Sericaia d’Elvas foi o primeiro doce que fez, «confecionado na prova final do curso de cozinha e pastelaria».
A sobremesa preferida de Cândida também é a preferida dos clientes que visitam o restaurante: Bolo de Chocolate amanteigado com gelado Artesanal de Avelã.
Sobre o momento que lhe trouxe mais sorrisos no hotel: «vou indicar um vivido no ano passado, no dia dos namorados, deu-me especial prazer toda a adrenalina ao servir um mil-folhas de maracujá e morango. o que para muitos clientes foi o momento alto da noite».
Bolo de chocolate amanteigado com gelado artesanal de avelã |
Começo precisamente por mostrar a sobremesa preferida dos clientes e de Cândida: bolo de chocolate amanteigado com gelado artesanal de avelã. Não é uma perdição? É confecionado com chocolate preto, manteiga, açúcar e ovos. A textura é ótima, daqueles bolos que se derretem na boca.
Tarte de limão |
A tarte de limão é uma sobremesa da qual também gostei bastante. Leva leite condensado, ovos, limão, massa areada e merengue.
Mil-folhas de maçã de Armamar |
O Mil-folhas de maçã de Armamar é feito com açúcar, canela em pó, farinha, limão, maçã, manteiga e massa folhada. É pouco doce e perfeito para quem é pouco guloso.
Crocante de Requeijão com mel e nozes |
O crocante de requeijão com mel e nozes é confecionado com massa filo, nozes, mel e requeijão. Apesar de gostar muito de todos os ingredientes individualmente, não gostei da combinação e trocaria o mel por doce de abóbora. É a sobremesa menos doce da carta. Serviria enquanto entrada, por exemplo.
Mousse de chocolate |
Agora a mousse de chocolate, ai a mousse de chocolate! O diretor comercial, Pedro Nogueira, bem que nos falou maravilhas da mousse de chocolate: «já percorri imensos hotéis e restaurantes e nunca encontrei uma mousse de chocolate melhor do que esta feita pela Cândida», afirmou Pedro. Estão a ver as expectativas? Lá em cima, ainda por cima andei vários dias a ouvir histórias sobre a mousse até ao dia em que finalmente realizei a prova. De facto, apresenta uma consistência diferente, diria que leva leite condensado. E o sabor, é de facto deliciosa, o tipo de mousse que seria capaz de degustar todos os dias! É confecionada com chocolate preto, açúcar, manteiga, ovos e Vinho do Porto. É servida também com Vinho do Porto. Agora que estou a escrever a reportagem, já estou a babar pela mousse.
Brownie de chocolate |
O brownie de chocolate, um clássico, é feito com chocolate preto, manteiga, açúcar amarelo e açúcar refinado, ovos, açúcar baunilhado, farinha, fermento em pó, cacau em pó e amêndoa com pele.
Pão-de-ló de Ovar com gelado de frutos vermelhos |
O Pão-de-ló de Ovar com gelado de frutos vermelhos tem um "defeito gigante": é pequeno demais para mim! Podia ser em tamanho normal, por favor, e não em miniatura. Leva ovos, açúcar, farinha e massa filo. Já sabem que a acidez dos frutos vermelhos, para mim, não é necessária, mas percebo quem adore este casamento.
Cheesecake de maracujá |
O cheesecake de maracujá é o preferido da chef Alexandra Rodrigues, e de facto, merece o título de "melhor cheesecake de maracujá que já provei"! Leva queijo mascarpone, chocolate branco, folhas de gelatina, polpa de maracujá, bolacha maria e manteiga. O contraste da acidez com a doçura é perfeito. Eu nem aprecio maracujá e adorei este cheesecake. O morango é o meu fruto preferido e vejam bem, preferi este do que o cheesecake de morango, feito com bolacha Maria, queijo creme, manteiga, iogurte natural, açúcar baunilhado, folhas de gelatina, natas e coulis de morango.
Cheesecake de morango |
Leite-creme |
O leite-creme é confecionado com leite, açúcar, gemas, manteiga, amido de milho, pau de canela e casca de limão. Deixo sempre esta sobremesa para o mano Diogo. Ele aprovou, mas continua a dizer que o meu leite-creme é o melhor do mundo.
Rabanadas |
As rabanadas são feitas com pão de cacete, leite, ovos, açúcar, Vinho do Porto e canela. São servidas com molho de chocolate (facultativo).
Crumble de maçã |
O crumble de maçã foi outra sobremesa que me surpreendeu. O meu irmão não gosta de doces confecionados com maçã e adorou esta sobremesa. Foi servido quentinho, é de comer e chorar por mais. Então com gelado, a combinação é perfeita. (Só faltou uma lareira, mas sempre podem ir para a lareira no bar do hotel). Leva açúcar, canela em pó, farinha, limão e manteiga, para além de maçã, pois claro.
Tarte de espumante e avelã |
A tarte de espumante e avelã é feita com bolacha de chocolate e avelã, manteiga e açúcar. O gelado de espumante leva açúcar, espumante, folhas de gelatina, leite, natas e ovos. É servida com rebuçados da Régua.
Bolo de bolacha |
Eu sei que vocês adoram bolo de bolacha, têm mesmo de conhecer este. Uma apresentação e sabor diferente do que encontramos usualmente. Confecionado com leite condensado, leite, chocolate branco, ovos, natas, cacau em pó, bolacha Maria, amêndoa laminada, folhas de gelatina e café.
Tarte de Nata, Tarte de Chocolate, Tarte de Amêndoa e Chila |
Last, but not least, agora um trio maravilha apresentado durante o último jantar! A Tarte de Nata é o ex-líbris do hotel. Foram vários os colaboradores do hotel que me falaram da tarte. Se tinha expectativas elevadas com a mousse de chocolate, então imaginem com esta tarte. «É a melhor Tarte de Nata», diziam. «Os hóspedes encomendam muito, mesmo para aniversários, e em eventos no hotel não pode faltar». É confecionada com massa folhada, amido de milho, leite, natas, ovos, pau de canela, açúcar baunilhado, açúcar, casca de limão. Sou sincera, entre os dois preferi a mousse. Até porque a melhor tarte de nata que conheço já aqui publiquei a receita no blogue. E existem muitas outras sobremesas que preferi em detrimento desta. Gostos não se discutem, não é verdade? Se gostam de Tarte de Nata, mais um motivo para irem conhecer esta e depois demonstrarem a vossa opinião.
Tarte de Chocolate |
A tarte de chocolate é feita com farinha, manteiga, gemas, cacau em pó, açúcar, natas e chocolate preto. Por cima levou doce de ovos. Casou na perfeição com as restantes tartes. Foi uma das minhas sobremesas preferidas.
Tarte de Amêndoa e Chila |
A tarte de amêndoa e chila foi a minha sobremesa preferida. A escolha foi difícil, mas foi esta que me conquistou à primeira garfada. Pensando bem, devia ser sempre acompanhada neste trio. A combinação ficou muito equilibrada. E o que leva esta maravilha? É muito simples: ovos, açúcar, amêndoa, doce de chila e canela em pó. A Cândida cedeu esta receita completa para ser publicada, para que possam também experimentar em casa, por isso estejam atentos ao blogue.
As sobremesas custam entre 4 a 5€. Obrigatório também: o chocolate quente servido no quarto, com scones e compotas, um programa perfeito para experienciar a dois.
Chocolate quente |
Equipa de sala e cozinha: Jéssica Pina; Cândida Lopes; Diana Pereira; chef Alexandra Rodrigues; Márcia Lopes; Ana Ludovino; Nuno Matos e Sara Almeida |
Vista Restaurante Vista Alegre |
Fiquei encantada com os monumentos que se encontram em Lamego, a Sé Catedral, a Igreja de São Pedro de Balsemão, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e o Castelo são apenas alguns exemplos, mas há muito mais para ver. Achei simpático o facto dos monumentos serem de entrada livre, um exemplo a seguir por outras cidades.
![]() |
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios |
![]() |
Equipa Front Office: Bruno Santos, Pedro Nogueira, Maria Fernandes, David Almeida, Rita Canário, Tiago Fonseca e diretora Vanessa Reis |
Agradecemos a simpatia e disponibilidade da diretora Vanessa Reis, e de toda a equipa do hotel, com um agradecimento especial para David Almeida e Pedro Nogueira, que nos mostraram alguns locais inesquecíveis no Douro. E claro, não podemos esquecer a equipa de cozinha e de sala que tão bem nos receberam. Já estou a aguardar para conhecer as próximas 17 sobremesas!
Visitem o Hotel Lamego e o Douro, eles merecem e tenho a certeza de que vão passar uns dias inesquecíveis!
![]() |
Tabuaço |
Morada e contactos:
Urbanização da Ortigosa
(Quinta da Vista Alegre)
5100-183 Lamego
Telefone: +351 254 656 171