O Fontecruz Lisboa é um 5-estrelas na avenida mais exclusiva de Lisboa, a Avenida da Liberdade. A fachada do hotel não passa despercebida a quem ali passa.
São 72 quartos num ambiente contemporâneo, luxuoso mas confortável, em tons de preto e branco. Nos dias em que estive hospedada o hotel estava lotadíssimo, sem dúvida que Lisboa está no roteiro obrigatório de qualquer turista. Seja em negócios ou lazer, fica situado numa zona privilegiada de Lisboa com muito para conhecer. Costumam realizar-se neste hotel eventos e exposições ligadas à moda, não estivesse ele localizado numa artéria lisboeta com essa ligação tão forte.
Este hotel marca a diferença pela decoração fun, sem dúvida. No percurso até ao quarto encontro uma das minhas palavras favoritas: "Dream"! E eu confesso que sou uma sonhadora, tenho uma ligação muito forte a esta palavra, por isso não resisti a partilhar. Falando em sonhos, ou em "bons sonhos", também é importante referir que a cama do Fontecruz Lisboa "agarra-nos" de manhã, com isto quero dizer que o colchão e as almofadas são muito confortáveis.
![]() |
Jardim |
![]() |
Hall |
O Fontecruz Lisboa dispõe de 4 salas para eventos com capacidade até 250 pessoas. No lobby
do hotel organizam-se apresentações e festas
com capacidade para 500 pessoas.
«What happens in Fontecruz, stays in Fontecruz», ou então não! Até porque quero contar-vos tudo sobre as sobremesas que experimentei. Ao pequeno-almoço escolhi sumo natural, fruta e alguns sortidos de pastelaria. As bolas de Berlim em versão miniatura recheadas com doce de leite eram obrigatórias de repetir e por isso é que desapareciam primeiro.
O restaurante do hotel está na lista dos «melhores restaurantes de Lisboa» pela Time Out. Entrevistei o chef executivo Amílcar Lopes, que tem 34 anos. A curiosidade pela cozinha despertou ainda em criança, quando estava em Cabo Verde, onde nasceu. A família organizava e confecionava banquetes, e não demorou muitos anos até que a mãe percebesse que ele tinha jeito para a cozinha, uma vez que com 12 anos já ajudava a confecionar as sobremesas. Um tio sugeriu que fizesse um curso de cozinha e foi com ele que veio para Portugal com 20 anos, quando fez o curso na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão. Depois do curso, onde chegou a ser o melhor aluno, esteve num hotel do grupo Pestana, no Hotel Zenit e no Lapa Palace. Foi convidado para o Fontecruz Lisboa em 2012. O maior elogio que lhe podem fazer «acontece quando os hóspedes que ficam vários dias no hotel também fazem as refeições diariamente no hotel, quando a escolha em Lisboa é enorme, significa que gostam do restaurante e querem repetir». Tem um sonho, pretende voltar a estudar na mesma área e fazer alguns estágios com chefes internacionais que têm estrelas Michelin.
A primeira sobremesa é a mais pedida pelos clientes e a preferida do chef Amílcar: Brownie de Chocolate com Mousse de Queijo e Gelado de Morango. O brownie é confecionado com chocolate, manteiga, farinha, nozes, açúcar e ovos. Sou fã! Então se o brownie estiver morno e for acompanhado com gelado, para contrastar, é perfeito!
A mousse de queijo que serve de acompanhamento é muitos simples, bate-se queijo mascarpone com açúcar em pó e baunilha. Estes sabores aqui casaram na perfeição, não havia como falhar neste clássico de que gosto tanto!
Custa 7€. A melhor parte para vocês, é que tenho a receita de ambas as sobremesas. Fiquem atentos!
Segunda sobremesa da prova: Panna Cotta de Café. O chef é um apreciador de café e por isso pensou criar uma panna cotta com este sabor e não a versão normal com frutos vermelhos que toda a gente conhece. Achei a sobremesa pouco doce, leve, fresca. O que significa que não é a preferida das pessoas muito gulosas, como eu, ou então é indicada para um dia em que a finalização da refeição deva conter menos açúcar, devido ao excesso dos pratos principais anteriores.
«Os clientes que gostam de beber café no final da refeição substituem-no pela panna cotta», disse-me o chef.
A panna cotta é confecionada com leite, natas, gelatina, café, baunilha e açúcar. Preço: 6 €
Morada e contactos:
Avenida da Liberdade, 138 - 142
1250-147 Lisboa
Telefone: (351) 21 041 0000
Fotografia: © Diogo Agante