Esta sobremesa além de apresentar um aspecto delicioso, tem um efeito surpresa à primeira colherada. A superfície está polvilhada com peta zetas, lembram-se deste doce que provoca estalinhos? Fez-me recuar uns anos. Experimentei esta pavlova no hotel Villa Batalha, a receita foi cedida pelo chef Hugo Gaspar, para que também possam experimentar em casa.
Pavlova de frutos vermelhos com iogurte grego explosivo
Ingredientes
Cobertura:
100 g iogurte grego
25 g peta zetas sabor neutro
1 pipeta 3 ml
Frutos vermelhos para decorar q.b.
Pavlova:
240 g açúcar
120 g claras
Molho de Frutos Vermelhos:
100 g de frutos vermelhos
50 g de açúcar
Sumo de limão q.b.
1 colher de sopa de vinho do Porto
Preparação:
Pavlova: bater as claras em castelo. Quando estiverem bem firmes, juntar aos poucos o açúcar. Bater durante uns 3 a 4 minutos ou até que o merengue fique bem robusto e brilhante.
Colocar o merengue sobre uma folha de papel vegetal não untado, num círculo de cerca de 20cm de diâmetro (pode-se optar por fazer várias com tamanho mais reduzido).
Levar ao forno previamente aquecido a 100º C, durante 1 hora.
Desligar o forno e deixar a pavlova arrefecer no interior.
Molho de frutos vermelhos: numa caçarola colocar os frutos vermelhos, o açúcar, o sumo de limão e o vinho do Porto. Deixar reduzir durante aproximadamente 10 minutos. Coar e deixar arrefecer.
Encher a pipeta com este molho.
Colocar a pavlova num prato, cobrir com o iogurte. Verter o molho de frutos vermelhos por cima, as peta zetas e os frutos vermelhos. Espetar a pipeta na pavlova.
Já seguiram o Instagram? https://www.instagram.com/mafaldaagante
Já seguiram o Instagram? https://www.instagram.com/mafaldaagante