Chega ao fim 2016, sinto que foi um ano que passou num ápice. Altura para fazer balanços, planear, criar objetivos, estabelecer metas e sonhos. Já escreveram a vossa lista? Se analisarmos bem, é uma lista que pode alterar ao longo do ano, convém reler, mudar os objetivos que deixaram de fazer sentido e escrever novos. Sonhem, concretizem, espero que 2017 seja um ano bem docinho para vocês, na receita de hoje sugiro um bolo obrigatório desta época, indicado para quem não gosta de fruta cristalizada (como eu), é perfeito para a passagem de ano e para o Dia de Reis.
Esta receita deliciosa vai ser partilhada hoje no facebook da RFM, no programa BFF, com a Joana Cruz e o Rodrigo Gomes. Não se esqueçam de ouvir a RFM entre as 21h e as 23h!
Desejo-vos um Feliz 2017, com muitos sonhos realizados!
Bolo Rainha
Ingredientes:
600 g de farinha
175 g de açúcar amarelo
140 g de manteiga com sal Kerrygold, amolecida
100 ml de leite morno
3 ovos
1 gema
20 g de fermento de padeiro (usei seco)
Raspa de 1 laranja
2 colheres de sopa de Vinho do Porto
2 colheres de sopa de Brandy
270 g de frutos secos (usei noz, avelã, amêndoa e sultanas)
Geleia aquecida para dar brilho
Açúcar em pó para decorar
Dissolver o fermento no leite. Colocar a farinha numa bancada, abrir uma cavidade e juntar o açúcar, os 3 ovos, a manteiga Kerrygold e a raspa de laranja, amassar à mão e juntar o fermento com o leite. Amassar novamente, juntando os frutos secos (reservar alguns para decorar), o vinho e o brandy. Fazer uma bola e colocar numa taça grande, cobrir com um pano e deixar levedar, num sítio quente, até dobrar de tamanho (uma vez que este bolo fica gigante, podem dividir a massa e fazer 2 bolos). Fazer uma rosca e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cobrir com um pano e deixar levedar 30 minutos. Pincelar com gema batida e decorar com os frutos secos que reservou. Vai ao forno, durante 35 minutos, a 175º C (o meu cozeu 40 minutos, mas foi demasiado). Deixar arrefecer, pincelar com geleia (aquecida no micro-ondas) e decorar com açúcar em pó.
Para a próxima adiciono mais fermento de padeiro e faço a massa num robot de cozinha, amassar à mão dá muito trabalho e a massa ficou "demasiado" fofa para um Bolo Rainha.
Não se esqueçam de seguir o Instagram: https://www.instagram.com/mafaldaagante/
Fotografia: © Diogo Agante