Em cada capítulo de "Semear Sabor, Colher Memórias" encontramos a meticulosa investigação de Fátima Moura, que revela as histórias, os segredos, os costumes e as receitas originais dos pratos mais genuinamente portugueses, a chef Justa Nobre recria essas receitas intemporais, ensina a sua correta confeção e assina novos pratos para cada um dos temas, e Mário Cerdeira fotografa.
Hoje partilho uma das receitas 60 receitas deste livro, espero que gostem desta sugestão. Adoro estas Queijadas da Madeira!
Queijadas da Madeira
Massa
250 g de farinha de trigo
250 g de manteiga, amolecida (mas não líquida)
2 colheres de sopa de açúcar
Recheio
500 g de requeijão
400 g de açúcar
12 gemas
2 claras
Manteiga, para pincelar
Massa:
Peneire a farinha com o açúcar para uma tigela. Junte a manteiga e amasse até ligar. Faça uma bola de massa e embrulhe em papel de alumínio. Deixe descansar durante 4 a 5 horas (é importante que a massa descanse todas estas horas).
Recheio:
Passe o requeijão por uma peneira fina e deite para uma tigela. Adicione o açúcar e mexa bem. Junte as gemas uma a uma, mexendo bem entre cada adição. No fim, junte as claras. Bata bem até obter um recheio homogéneo.Aqueça o forno a 180 ºC.Numa bancada enfarinhada, estenda a massa muito fina. Corte quadrados de massa com cerca de 10 cm de lado. Forre um tabuleiro de forno com quadrados de papel vegetal com cerca de 12 cm de lado e disponha um quadrado de massa em cada um. Dobre as pontas da massa em direção ao centro. Deite uma colherada de recheio em cada queijada.Leve ao forno. Quando retirar as queijadas do forno, pincele a parte de cima da massa com manteiga.
Semear Sabor, Colher Memórias, Vogais. 21,98€.
Não se esqueçam de seguir o Instagram https://www.instagram.com/mafaldaagante/