O que acham de uma sumptuosa tarte de chocolate negro e caramelo salgado? Adoro a combinação da textura crocante da base com a cremosidade do caramelo salgado e da ganache de chocolate. Para a perfeição no sabor, as manteigas são Kerrygold, com sal e sem sal! São as manteigas que utilizo em todas as receitas que faço, incluindo na loja de doçaria "Há alguém mais gulosa do que eu?", onde esta tarte faz sucesso. E aqui a manteiga está presente na confeção da base e dos dois cremes. Tarte que é tarte, deve ser feita com manteiga e não com óleo vegetal ou margarina!
Esta receita também será publicada no BFF na RFM. Não se esqueçam de ouvir entre as 20h e as 22h, com os BFF's Joana Cruz e Rodrigo Gomes. Desejo-vos uma semana fantástica, com doces, visitem a minha loja de doçaria em Coimbra! :)
Tarte de Chocolate Negro e Caramelo Salgado
Massa:
250 g de farinha de trigo sem fermento
130 g de manteiga sem sal Kerrygold
2 ovos
70 g de açúcar
Caramelo salgado:
200 g de açúcar branco
50 g de açúcar mascavado
50 ml de água
200 ml de natas
60 g de manteiga com sal Kerrygold
1 colher de sobremesa de flor de sal
Ganache de chocolate negro:
200 g de chocolate 70% cacau
200 ml de natas
30 g de manteiga sem sal Kerrygold
Massa: bater os ovos com o açúcar, juntar a manteiga Kerrygold e bater novamente. Misturar a farinha. Deixar a massa descansar no frigorífico durante 30 minutos. Estender a massa com o rolo, colocar numa tarteira untada, picar o fundo e levar ao forno a 175º C durante 20 minutos. Deixar arrefecer.
Caramelo: levar ao lume o açúcar branco e o açúcar mascavado com a água até ao ponto de caramelo. Juntar as natas aquecidas e misturar. Adicionar a manteiga Kerrygold e deixar engrossar, retirar do lume e juntar a flor de sal. Deixar arrefecer e verter na tarteira, levar ao frigorífico.
Ganache: levar ao lume as natas até ferver, juntar o chocolate partido e mexer. Misturar a manteiga Kerrygold e deixar arrefecer. Espalhar por cima do caramelo, polvilhar com umas pedrinhas de flor de sal.
Fotografia: © Diogo Agante