E o que eu gosto de bolos de maçã!? O contraste da fofura da massa com os pedacinhos de maçã que vamos encontrando, neste caso também leva noz moída, mas podiam colocar noz partida, para adicionar crocância ao bolo. Com o brandy e a canela fica perfeito! E tem a vantagem de não levar açúcar refinado, fica pouco doce, destacam-se os sabores e aromas que se libertam, seja na confeção, cozedura ou na degustação.
É a receita da semana para o BFF, também disponível no site da RFM. Não se esqueçam de ouvir o programa com a Joana Cruz (que já está de regresso) e o Rodrigo Gomes, entre as 20 e as 22 horas.
E o Natal que já está aí à porta! Este ano passou assim a correr, sou só eu que sinto isso? A sugestão da próxima semana para a RFM será natalícia, pois claro!
Vocês já compraram todos os presentes de Natal? Este ano sei o que vou oferecer: a box "Há alguém mais gulosa do que eu?", mais informações neste link (http://www.mafaldaagante.com/2017/12/box-ha-alguem-mais-gulosa-do-que-eu.html)
Boa semana para todos os gulosos! Não se esqueçam de seguir o instagram ;)
Bolo de Maçã, Noz, Brandy e Canela
5 ovos
250 g de manteiga sem sal amolecida
200 g de açúcar moreno intenso Sidul
170 g de farinha de trigo com fermento
130 g de noz moída
2 maçãs
4 colheres de sopa de Brandy (podes usar Vinho do Porto)
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sobremesa de canela em pó
Untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Pré-aquecer o forno a 175º C.
Bater os ovos com a manteiga e o açúcar. Juntar a noz moída, o brandy, a canela, as maçãs descascadas, descaroçadas e cortadas aos cubinhos. Misturar a farinha e o fermento. Verter na forma e levar ao forno durante 35 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. Polvilhar com açúcar em pó (facultativo).
Outras receitas deliciosas:
No livro "Há alguém mais gulosa do que eu?" encontram 70 receitas de bolos fáceis e deliciosos. Está à venda na minha loja de doçaria (na baixa de Coimbra), em livrarias, supermercados e online: na Leya, Bertrand, Fnac, Worten, no Wook, e no Continente.
Fotografia: © Diogo Agante