Estas maravilhas parecem umas nuvenzinhas que se derretem na boca! Confecionei uma versão simples de profiteroles recheados com chantilly. Se quiseres podes acompanhar com chocolate derretido na cobertura, para uma versão tradicional. Ou com doce de leite ou uma compota ao teu gosto! Ficam deliciosos! Esta receita dá para fazer 25 a 30 profiteroles pequeninos. Esta é a sugestão da semana para o Wi-Fi na RFM! Também encontram esta receita na app, disponível para Android e iOS. Boa semana, gulosos!
Massa:
2 ovos
200 ml de água
100 g de farinha de trigo sem fermento
50 g de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar
Chantilly:
200 ml de natas frescas
4 colheres de sopa de açúcar em pó
Massa: levar num tacho ao lume a água com o açúcar e a manteiga, até ferver. Juntar a farinha e misturar muito bem até começar a formar uma bola. Retirar para um prato e deixar arrefecer. Numa batedeira com gancho, colocar a massa e adicionar os ovos um a um, sempre a bater. Podem fazer à mão, mas vai demorar mais tempo. Misturar até ficar uma massa homogénea. Colocar num saco de pasteleiro e distribuir pequenas bolas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno, pré-aquecido a 175º C, durante 25 minutos. Desligar e deixar no forno mais 5 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Cortar os profiteroles ao meio. Rechear com chantilly. Polvilhar com açúcar em pó (facultativo).
Chantilly: bater as natas frescas (usei bio) com o açúcar em pó até ficar em chantilly.
Os livros:
No primeiro livro encontram 70 receitas de bolos fáceis e deliciosos. Está à venda com desconto, em livrarias, supermercados e online: na Leya, Bertrand, Fnac, no Wook, e no Continente.
O 2º livro está disponível em livrarias e supermercados. Online, está com desconto na Fnac, Bertrand, Leya, no Wook e no Continente. Neste livro apresento os doces perfeitos para todas as ocasiões. Seja para começar bem o dia; para «o dia do pecado sem remorsos», ou seja, os doces que podem ingerir sem sentimentos de culpa, com opções saudáveis, algumas vegan, sem açúcar refinado ou sem glúten; os doces para devorar sem demoras, para aqueles dias em que precisamos de uma gulodice pronta em poucos minutos; lanches para qualquer guloso que se preze; as receitas tradicionais ou de inspiração conventual; receitas para os dias quentes ou para os dias em que só estamos bem acompanhados com uma chávena de chá a fumegar entre as mãos; e os bolos perfeitos para festas, para celebrar o melhor da vida.
No 3º livro apresento sugestões irresistíveis que vão deixar miúdos e graúdos a babar! Receitas fáceis e deliciosas que eu confeciono sem utilizar açúcar refinado, sem corantes nem conservantes, sem glúten; algumas vegan, outras sem lactose. Opções mais ou menos económicas, para qualquer altura do ano, para várias ocasiões e gostos: para começar bem o dia, lanches ou piqueniques; para gulosos com pouco tempo; de inspiração tradicional; e doces para festividades. A garantia: doces com um sabor inesquecível para partilhar com a família e os amigos!
Nestes links encontram o livro à venda online:
Fnac: https://bit.ly/3jdHe54
Leya: https://bit.ly/3jf2Myx
Wook: https://bit.ly/2ElJ4Ck
Bertrand: https://bit.ly/2D0sFTi