Foi este hotel que hospedou o presidente norte-americano Barack Obama, em 2010. Como podem imaginar, foi um gigantesco aparato no Lisboa Marriott Hotel. Vários colaboradores do hotel recordaram a simpatia de Obama durante a sua visita. Aliás, havia um casamento agendado nesse dia no hotel, que o presidente insistiu para que o mesmo se realizasse, para que não causasse transtorno aos noivos. Os noivos e os convidados certamente que não esquecerão esse dia.
Este hotel dispõe de 577 quartos, incluindo 12 junior suites e 1 suite presidencial, o que fazem dele o hotel com mais quartos em Portugal.
Também tem à disposição 18 salas de reunião, com mais de 2.000 m2 e uma piscina exterior que infelizmente não tive a oportunidade de usufruir, porque não existiram condições meteorológicas que permitissem.
![]() |
Citrus Restaurante |
Tomei os pequenos-almoços e fiz a prova das sobremesas no Citrus Restaurante, que se «caracteriza pela diversidade da sua cozinha oferecendo aos visitantes os melhores sabores de Portugal e do Mundo».
Na minha visita ao Lisboa Marriott entrevistei o chef executivo do
hotel, António Alexandre, que surge na fotografia com Barack Obama.
Mas antes da entrevista, eis que tinha a prova das sobremesas. Neste dia bati um recorde pessoal (não recomendo tentarem em casa),
provei 11 sobremesas seguidas, preparadas pela subchefe de
pastelaria do Marriott Hotel, Suelen Barboza. Nesse dia foram 12 doces, no total.
Cheguei ao restaurante Citrus e tinha 8 sobremesas preparadas. Sentei-me a conversar com o chef António Alexandre, entretanto chega a Suelen à mesa e diz-me que vai preparar mais duas. Mas não ficou por aqui, porque depois lembrou-se de outra. E como sou gulosa, claro que não provei apenas uma colherzinha de cada uma. Resumindo, depois desta prova que realizei durante a tarde, andei a chá duas horas, para digerir a quantidade de açúcar. Os sacrifícios que eu faço para vos mostrar o melhor da doçaria em Portugal. Não vá alguém acreditar que foi uma tortura, não foi. Quem me conhece sabe que os doces me fazem muito feliz, espero que sintam um pouco dessa "felicidade".
Cheesecake New York |
A primeira sobremesa, Cheesecake New York. «Leva uma camada fina de bolacha maria, manteiga e um bocadinho de canela em pó. O creme é feito com queijo creme, açúcar, ovos e alguns aromas (baunilha e limão). É cozinhado no forno, ao contrário de alguns cheesecake que são somente refrigerados. É servido com uma compota de frutos vermelhos», explicou a subchefe de pastelaria Suelen. Quando vi o cheesecake, pensei: «É a primeira na degustação, vais provar apenas um bocadinho». Pois sim! Muito bom, é a sobremesa mais pedida no hotel e nunca saiu da carta por esse motivo. Apesar de ter gostado muito, não foi a minha preferida da longa lista. Já vão saber qual foi.
Mousse de limão |
De seguida seguiu-se uma Mousse de limão com tangerina confitada. A mousse é uma leve espuma, que é confecionada com creme de limão, natas batidas e ovos, servida em caixinhas de bolacha de chocolate, finalizadas com uma framboesa e tangerina confitada.
Strudel de maçã com molho de baunilha e morango |
Esta foi a minha sobremesa preferida desta degustação. Confesso que foi uma escolha difícil entre as 11, após a conclusão da prova. Mas esta acabou por se destacar. Tanto que o chef António Alexandre pediu à subchef de pastelaria Suelen para me preparar a sobremesa ao pequeno-almoço do dia seguinte e dessa vez o Strudel de maçã estava morno, adorei a segunda combinação com o gelado de baunilha, nesta imagem foi servido com molho de baunilha e morango. E vão ter direito a receita nos próximos dias.
Mousse de cappuccino |
Pudim de ananás dos Açores |
Seguiu-se o Pudim de ananás dos Açores. A Suelen disse-me que «este pudim foi feito para a promoção "Love Portugal", os melhores sabores da Gastronomia Portuguesa no restaurante do hotel. Preparado com ananás dos Açores cozido e triturado, açúcar e ovos, depois combinamos com um coulis de maracujá e pequenos pedaços de ananás». Prefiro pudim de ovos ou pudim francês, mas os aficionados da acidez e sabor do ananás vão gostar muito desta sobremesa.
Leite creme |
Uma sobremesa tradicional portuguesa que não desilude (pelo menos aquele que é bem confecionado, claro). «Este Leite creme não tem segredo nenhum, feito com gemas, leite e aromas tradicionais, o limão e a canela, e depois é queimado com açúcar», afirmou Suelen Barboza. Gosto de um bom leite creme, estava entusiasmada na degustação quando me lembrei que ainda faltavam algumas para testar e não conseguiria provar as restantes.
Baklava |
Com a Baklava não perdi muito tempo. Presente em muitas cozinhas do Médio Oriente, «é feita com massa filo em camadas e recheada com frutos secos. A que provei era com nozes, mel que depois de cozida é regada com calda de açúcar aromatizada». Não gostei e por isso fiz apenas outra tentativa, até que o chef António percebeu e disse para não insistir. Existem sobremesas que se amam ou odeiam (palavra feia), esta é uma delas. Tanto que esta é a sobremesa preferida da Suelen Barboza, destas que apresentou.
Papos de anjo com calda de aromáticos |
Um doce conventual que sorriu para mim: Papos de anjo com calda de aromáticos. «É um doce conventual também reproduzido para a promoção "Love Portugal". Os bolos são feitos com gemas e ovos inteiros batidos, que depois de irem ao forno são mergulhados numa calda aromática que leva anis estrelado, canela, cravinho e limão. É servido com gomos de citrinos (laranja, toranja e tangerina). Foi aqui que aparecerem mais duas sobremesas, feitas na hora.
Suspiro de pistáchio |
Suspiro de pistáchio: é um suspiro feito com pistáchio moído, que depois é recheado com mousse de limão, nozes e xarope de ácer. O suspiro é feito com as claras dos ovos que sobram para a confeção dos doces conventuais, é no fundo um "aproveitamento". Gostei muito deste suspiro recheado, apesar de não gostar muito de comer pistáchio, fica bastante agradável nas sobremesas.
Suspiro com creme de limão |
Outra versão do suspiro com creme de limão, tipo pavlova, recheado com creme de limão e framboesas frescas. Por fim é regado com coulis de morangos. É curioso que antigamente utilizavam-se as gemas enquanto "aproveitamento", uma vez que nos conventos utilizavam as claras para outros efeitos que não gastronómicos. Agora vejo cada vez mais a criação de receitas com base no suspiro. Pode-se dizer que o suspiro e as suas variantes estão na moda!
Brisa do Lis |
Cheguei à última sobremesa, Brisa do Lis: um doce conventual típico de Leiria, feito com ovos, açúcar e amêndoa. Apesar de pequenina, não consegui terminar, tal a quantidade de sobremesas que já tinha ingerido. Gosto muito deste doce, já o conhecia há uns anos na região de Leiria, de onde é oriundo, e nunca conseguia comer apenas uma Brisa, até ao momento. Foi uma bela prova de sobremesas. Cada uma delas ronda os 4,50€.
Chef António Alexandre com o Strudel de maçã |
Depois da prova seguiu-se a entrevista ao chef executivo do Marriott, António Alexandre, que por acaso também muito aprecia o Strudel de maçã, uma receita que nasceu em Viena. No entanto apesar da receita ser internacional, não se fique a pensar que eu ou o chef preferimos sobremesas internacionais. Nada disso! Somos ambos defensores acérrimos da doçaria e gastronomia portuguesa.
«Tenho interesse em criar cozinha interventiva na forma e no conteúdo, partindo de uma base tradicional e regional, associando este tipo de cozinha aos principais produtores tradicionais e/ou biológicos, criando uma cozinha de realidade contemporânea, simples e criativa, que desperte os cinco sentidos em quem a experimenta e partilha. Pretendo assim redescobrir, apoiar e promover produtos e sabores com identidade portuguesa», afirmou o chef António.
O gosto pela cozinha começou muito cedo, aos 8 anos recorda-se que já fazia o bolo de água.Terminou em 1988 o curso de cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Passou pelo Hotel Aviz, Palácio Belmonte, restaurantes Bica do Sapato e Fortaleza do Guincho.
Está desde 2010 no Lisboa Marriott. Foi premiado com o título de Chefe do ano de 2012 da cadeia de Hotéis Marriott para o continente europeu.
Talvez o conheçam do programa de televisão da RTP, Chefs'Academy, no qual era professor dos 12 alunos que participaram.
Estou curiosa para ver o resultado das remodelações no hotel. Vi as fotografias e despertaram-me a curiosidade. Espero fazer nova visita ao hotel no segundo semestre e conhecer outras sobremesas.
Morada:
Avenida dos Combatentes, 45
1600-042 Lisboa
Telefone: +351 21 723 5400
http://www.marriott.com/hotels/travel/lispt-lisbon-marriott-hotel/
Fotografias das sobremesas: Mafalda Agante
Fotografias das sobremesas: Mafalda Agante