"Quem passa por Alcobaça
Não passa sem lá voltar
Por mais que tente e que faça
É lembrança que não passa
Porque não pode passar (...)"
Não passa sem lá voltar
Por mais que tente e que faça
É lembrança que não passa
Porque não pode passar (...)"
Maria de Lurdes Resende
Mosteiro de Alcobaça |
Estava ansiosa para ir a Alcobaça, cidade riquíssima em doçaria conventual, é uma visita obrigatória. Fiquei hospedada no Challet Fonte Nova, turismo de habitação a dois passos do Mosteiro de Alcobaça. No Challet impera um ambiente clássico, sem perder o conforto e uma sensação de bem-estar. O edifício foi construído em 1872, tendo sido remodelado em 1993. A decoração é da autoria da mãe da actual proprietária juntamente com a designer de interiores Natália Koch.
Challet Fonte Nova |
Fui muito bem recebida pela Maria João Oliveira, proprietária e gestora deste Challet que comemora 20 anos de funcionamento ao público. A maioria dos hóspedes são estrangeiros, à frente está o turista dos EUA. Seguem-se os franceses, italianos, espanhóis, ingleses e japoneses. Muitos vêm conhecer de perto a história de D. Pedro e Inês de Castro, os restos mortais dos protagonistas da conhecida história de amor portuguesa jazem no Mosteiro de Alcobaça.
Maria João Oliveira |
A propriedade convida ao romantismo, não fosse também um local onde se realizam bastantes casamentos. E por falar em romance, a Maria João contou-me que a fonte existente no Challet é conhecida por «Fonte dos Namorados, uma vez que muitos jovens iam namorar para este local muito antes do Challet ser remodelado».
Fonte dos Namorados |
Sala de estar |
Spa |
Dormi num quarto na ala nova onde existe também o Fonte Nova Spa, ideal para usufruir de massagens e tratamentos de rosto e corpo que proporcionam momentos de relaxamento, para libertar os problemas e tensões do quotidiano.
Quarto |
Pequeno-almoço |
Se há uns anos dispensava o pequeno-almoço, agora sou fã desta primeira refeição diária com "tudo" a que temos direito. E no Challet Fonte Nova, temos mesmo direito a "tudo" com qualidade. Adorei o facto de ter à disposição sumo natural de laranja sem misturas ou concentrados. Optei por escolher também melão, pão com cereais, queijo, croissant folhado e um bolo de iogurte de comer e chorar por mais.
Pequeno-almoço |
O catering do Challet Fonte Nova é fornecido pelo famigerado restaurante António Padeiro, foi lá que fiz as refeições. Na cozinha só existem mulheres, cozinham como se fosse para a família. As refeiçoes são tipicamente portuguesas. Maria Júlia, conhecida por avô Júlia, com 76 anos, ainda chefia a cozinha e confeciona todos os doces.
Amostra de sobremesas |
Estão a imaginar a minha cara quando me deparo com esta bandeja assim que chego ao restaurante António Padeiro. Olhos a brilhar e já a escolher as sobremesas que ia provar. Bolo cremoso de chocolate, Ovos reais, Montanha Russa, Trouxas de Ovos, Fidalgo, Sopa Dourada, Leite-creme, Pecado do Céu, Pudim Veludo. A lista é enorme, mas claro que perante tais iguarias, nem olhei para a fruta e para os crepes, ou mesmo para a mousse de chocolate, não, eu estava ali para apreciar a melhor doçaria, pois claro!
Sobre as sobremesas que referi em cima, vou mostrar tudo numa outra reportagem sobre o restaurante. Para os eventos realizados no Challet Fonte Nova servem outras sobremesas do catering deste restaurante. Passo a falar um pouco sobre cada uma das sobremesas.
Fidalgo com carpaccio de ananás com calda de hortelã |
Posso afirmar que acertei logo à primeira! O Fidalgo foi a minha sobremesa preferida. A avó Júlia explicou-me que «forram-se formas pequenas com trouxas de ovos que são recheadas com doce de ovos confecionado com açúcar e gemas (sem água). Depois é queimado na superfície». Uma perdição!
Para além de ser servido no Challet, também encontram o Fidalgo no restaurante António Padeiro, servido de forma simples, sem o carpaccio de ananás com calda de hortelã. Custa 4€ no restaurante.
Tarte de requeijão com puré de morango |
Outra sobremesa disponível no catering é a Tarte de requeijão com puré de morango.
O puré é feito com morangos frescos triturados. Os ingredientes da tarte são: ovos, requeijão, açúcar e farinha. Uma sobremesa mais simples e menos doce do que as conventuais.
Trouxas de ovos com carpaccio de ananás com calda de hortelã |
Seguiu-se uma iguaria dos deuses, Trouxas de ovos acompanhadas também com o carpaccio de ananás e calda de hortelã, que dão frescura e acidez para contrastar com o doce das trouxas. Eu adoro trouxas de ovos, mas estas são recomendadas, mais finas do que o normal, a maioria das trouxas têm uma textura mais densa, eu prefiro estas que se desfazem na boca. Esta sobremesa também é servida no restaurante pelo valor de 4€.
A certeza com que fiquei é que qualquer refeição servida no Challet Fonte Nova vai agradar aos hóspedes e convidados presentes nos eventos.
Altura de regressar ao Challet após o jantar fabuloso no restaurante, fica uma fotografia com uma amostra do percurso, o Mosteiro de Alcobaça é a estrela e fica maravilhoso à noite. Já tenho saudades de Alcobaça, mas prometo regressar
brevemente. Até porque já diz a canção: "Quem passa por Alcobaça/ Tem
que por força voltar". Além disso, em Novembro realiza-se a mostra de
doces conventuais, anotem na agenda! Ficam com
esta sugestão para ficarem hospedados na cidade durante esses dias em
que vão degustar (muitos) dos melhores doces que se fazem em Portugal, uma
orgia gastronómica é o que vos espera nesta cidade com tanta história.
Jardim do Challet |
Morada e contactos:
Rua da Fonte Nova, 8
2460 - 046 Alcobaça
Telefone: 262 598 300