«Mafalda Ribeiro tem 33 anos de uma vida invulgar. Estudou jornalismo, mas foi técnica de comunicação numa empresa de ambiente. Não é jornalista na prática, mas é o gosto pelas letras que faz mover a sua cabeça, ainda que as pernas não lhe obedeçam. Convive com a doença rara congénita Osteogénese Imperfeita e desloca-se em cadeira de rodas desde sempre. Publicou em 2008 o seu primeiro livro "Mafaldisses - Crónicas sobre rodas" (4ª edição). É autora, cronista e interventiva na área da exclusão social. Fez uma Certificação em Coaching Internacional e é oradora motivacional. É convidada para falar em público acerca da sua visão otimista da vida em empresas, escolas, hospitais, auditórios, seminários e foi ainda oradora em dois Ignite Portugal e em dois TEDx.É voluntária em projectos de solidariedade social, tem um olhar humanista e aguçado do mundo e por isso dá a cara e a voz pela inclusão e pela igualdade de oportunidades, sempre que lhe dão tempo de antena. Mafalda Ribeiro não vê limites diante das suas limitações. É uma mulher de palmo e meio, informada, atenta aos pormenores e grata por poder continuar a usufruir da viagem da vida. Celebra-a continuamente com um sorriso!» Podem seguir a página "Sorrir sobre Rodas", aqui. E agora fiquem a conhecer as belíssimas escolhas da gulosa e querida Mafalda.
SE FOSSES UM DOCE...
Um M&M. Para além de começar pela letra M, tem logo dois. Sou definitivamente pela vivacidade que eles têm em qualquer sobremesa. Se pensarmos bem, todos nós temos um bocadinho de M&M. Uma vez retirados do "pacote", todos temos cores, tamanhos e até formas diferentes, mas por dentro somos exactamente iguais. No meu caso, seria de manteiga de amendoim porque sou uma "coração de manteiga" inveterada!
HOTEL
Todos os verdadeiramente acessíveis para as pessoas com mobilidade reduzida. Sem utopias e “complicómetros”. Na minha actividade profissional, aquando das minhas palestras motivacionais pelo país, tenho de dormir muitas vezes em hotéis e felizmente começa a ser difícil escolher um. É sinal de que o nosso país tem dado “largas rodadas” para a mudança de mentalidades!
RESTAURANTE
O “Biferente”, em Alverca. Sou tratada como uma princesa e parece que estou em casa, com a vantagem de não ter de entrar na cozinha. Os petiscos e as tapas são todos proporcionais ao meu tamanho e são apetitosos. A simpatia de todos compete com os níveis de açúcar das sobremesas divinais. Os meus 33 anos foram lá celebrados e tendo em conta o estado em que ficou todo o restaurante no final - culpa dos confettis que os meus queridos amigos acharam bem rebentar - sou fã daquela equipa que ainda continua a sorrir-me, depois de tanto limparem (risos)!
PASTELARIA
A Leitaria da Quinta do Paço, no Porto. A que fica no bonito Mercado do Bom Sucesso, na Boavista. «Porquê?», porque tem os melhores Eclairs do mundo!
QUEM CONVIDAVAS PARA COMER UM BOLO
A amiga que eu considero "mais gulosa do que eu": a Miriam Rosário. Até porque ela está na Austrália a estudar há seis meses e vê-la comer Nutella às colheres pelo Skype, comigo longe, já começa a não ter piada. Além disso, ela ficou a dever-me um bolo da terra dela, Santarém, que eu adoro! Portanto, convidava a “minha Mi” para ir comer um Pampilho e matarmos as saudades!
DOCE PREFERIDO
Qualquer coisa que tenha chocolate, de preferência Nutella. O chocolate é mesmo a minha perdição! Só dispenso o chocolate negro e o After Eight, de resto sou extremamente inclusiva (risos).
MELHOR SOBREMESA DE SEMPRE
A (mini) Revolução do Chocolate by chef Joe Best (DaCozinha). Foi das vezes em que o meu paladar tocou no céu e, ao mesmo tempo, os meus olhos contemplaram uma verdadeira obra de arte em cima da mesa. Foi feita à minha frente, como um verdadeiro quadro de aromas, cores e sabores… doces! No final de um jantar especial da minha família catalã, o Joe surpreendeu-me e foi um momento verdadeiramente mágico e inesquecível.
UMA DECISÃO IMPORTANTE "TOMADA À MESA"
A decisão mais importante tomada à mesa, dos amigos que são "família": agradecer. Tudo, em todo o tempo e sobre todas as coisas. Além disso, dar graças a Deus pela refeição, antes de a degustarmos, é uma decisão que nos aproxima uns dos outros e do essencial que Ele é em nós.
A GULOSEIMA DE HOJE
Um triângulo de Toblerone (de chocolate branco) que tocou à campainha, directamente da Suíça!