Depois da época de exposição solar, marquei uma consulta de dermatologia na Clinic4You, tenho mais sinais do que gostaria, pela parte estética e receio de qualquer alteração dos mesmos. Quando faço praia ou piscina uso proteção solar muito elevada, mas o exame dermatológico periódico é fundamental. A médica dermatologista Felicidade Santiago, depois de me questionar sobre os meus antecedentes médicos pessoais e familiares e hábitos de exposição solar, fez o exame dermatológico da “cabeça aos pés” recorrendo igualmente ao uso de uma ferramenta chamada dermatoscópio (assemelha-se a uma lupa). E felizmente está tudo bem. Ufa!
«A preocupação com a pele deve ser transversal a qualquer altura ano, seja no início ou no final do verão. O alerta deve ser constante para alterações rápidas e significativas de sinais, quer antigos ou que surjam de novo. A maior preocupação recai sobre pessoas de fototipo baixo (pele clara, olhos claros, muitas sardas), história de queimaduras solares, múltiplos nevos, ou quem tem casos de melanoma na família. A queimadura e a exposição solar (a pele tem memória dos erros cometidos ao longo de vida) aumentam o risco da maior parte dos tumores cutâneos malignos. Por outro lado, ninguém deve assumir posições radicais “anti-sol”, uma vez que a exposição solar traz benefícios essenciais, como o aumento dos níveis de vitamina D e melhora alguma doenças de pele», explica Felicidade Santiago.
Para os meses frios que se avizinham recomendou também «hidratação cutânea diária, de preferência após o banho. A maior tendência da pele para secar no inverno pode ainda ser agravada por banhos de água muito quente e prolongados, e uso excessivo de sabonetes». Shame on me, que às vezes “esqueço-me”, que é o mesmo que dizer: quando ando a correr, lá saio eu de casa sem hidratar a pele.
«Aquando a preocupação com a sua pele depois do verão, não pode deixar de pensar no quanto a nossa ingestão alimentar pode contribuir para uma melhor recuperação. Depois de todas as agressões solares, é importante preocuparmo-nos com uma alimentação antioxidante, como os mirtilos, framboesas, bagas de goji, tomate, beterraba. Os alimentos anti-inflamatórios também devem ser incluídos, nomeadamente a amêndoa, avelã, cavala, sardinha, atum, gengibre, curcuma, alho e abacate. Por fim não podia deixar de falar dos benefícios da clara de ovo, pelo seu teor em albumina, proporciona uma maior capacidade de regeneração da pele, contribuindo para uma pele mais saudável e bonita», recomenda Ana Patrícia Pinto, nutricionista funcional da Clinic4You.
Entre estas sugestões de alimentos para ingerirmos, confesso que não consigo comer beterraba, mas queria, apresenta tantos benefícios para a saúde!
Depois de tantas e ótimas recomendações, deixo os contactos da Clinic4You, onde sou seguida em Coimbra, têm à vossa disposição dezenas de especialidades e serviços. Adoro a equipa e as instalações! São todos super simpáticos e excelentes profissionais! Não há nada melhor do que cuidarmos da nossa saúde num espaço onde nos sentimos bem, ao contrário de um “ambiente hospitalar” de que ninguém gosta.
Clinic4You
Urbanização Quinta das Lágrimas
Rua António Gonçalves
Lote 1B – Loja 9
3040-373 Coimbra
Telefone: 239440184
http://clinic4you.pt/
https://www.facebook.com/clinic4you/
Fotografia: link