Tarte que é tarte deve ser feita com uma manteiga de excelência! Fica crocante, uma massa de bolacha onde predomina o sabor inesquecível da manteiga sem sal Kerrygold conjugada com a baunilha. É uma tarte que costumo ter na loja de doçaria "Há alguém mais gulosa do que eu?", que fica na baixa de Coimbra. A base combina na perfeição com o creme mousseline e os frutos silvestres. Quem provou, adorou! Espero que também gostem desta sugestão! Não se esqueçam de partilhar o resultado na página de facebook do blogue!
Tarte com Creme Mousseline e Frutos Silvestres
Massa:
1 ovo
250 g de farinha de trigo sem fermento
125 g de manteiga sem sal Kerrygold
125 g de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
Creme Mousseline
Creme de pasteleiro:
4 gemas
500 ml de leite
120 g de açúcar
50 g de amido de milho
1 colher de chá de essência de baunilha
Chantilly:
200 ml de natas
2 colheres de sopa de açúcar
Decoração:
Frutos silvestres (usei cerejas, morangos, groselhas, framboesas e mirtilos)
Massa: amassar todos os ingredientes, fazer uma bola e envolver em película aderente, levar ao frigorífico durante 1 hora. Estender a massa com um rolo e colocar numa tarteira, picar todo o fundo com um garfo e levar ao forno durante 20 minutos, a 180º C. Deixar arrefecer e desenformar.
Creme Mousseline: fazer primeiro o creme de pasteleiro, levar todos os ingredientes num tacho ao lume, sempre a mexer, até engrossar. Deixar arrefecer. Bater as natas com o açúcar em chantilly. Bater o creme de pasteleiro (já frio) com o chantilly. Rechear a tarte e decorar com os frutos silvestres. Levar ao frigorífico durante 1 hora.
No livro "Há alguém mais gulosa do que eu?" encontram outras 70 receitas de bolos fáceis e deliciosos. Está à venda na minha loja de doçaria (na baixa de Coimbra), em livrarias, supermercados e online: na Leya, Bertrand, Fnac, Worten, no Wook, e no Continente.
Fotografia: © Diogo Agante