A nutricionista convidada de hoje é a querida Lillian Barros, para além das consultas de nutrição presenciais nos consultórios em Lisboa e no Algarve, conseguem ver o reflexo do seu trabalho em vários projetos: no blog Santa Melancia; na série de animação infantil Nutri Ventures; na rubrica Saúde em Estado Líquido do programa Faz Sentido da SIC Mulher; nos menus, receitas e linha detox da cadeia de restauração Go Natural; e em várias revistas de saúde e bem-estar.
É ainda autora dos livros Sumos e Águas Detox (2014); Sopas, Saladas e Chás Detox (2015) e A Comida Que Vai Mudar a Sua Vida (2019).
- O que come normalmente durante 1 dia:
Os meus dias são todos diferentes, prezo a variedade e os alimentos da época, sempre que possível.
Acordo de manhã e em jejum bebo um copo de água morna com gotas de limão. Ao pequeno almoço opto por umas papas de aveia feitas com bebida vegetal de aveia ou amêndoa (sem açúcar) e fruta fresca. A meio da manhã faço 1 mão cheia de amêndoas com pele que me ajuda na azia (que sinto nesta fase final da gravidez). Quando estou gulosa como dois quadradinhos de chocolate preto com mais de 70% de cacau ou preparo uma receita do meu livro de gelado saudável de banana, frutos vermelhos e hortelã. Os alimentos frescos ajudam também a travar os estados de azia.
Ao almoço, se como em casa abuso das saladas frias (nesta fase bem desinfectadas) com uma boa miscelânea de ingredientes, aos quais junto fruta, por exemplo papaia ou abacaxi (que me ajudam na digestão) e uma fonte de proteína, tais como: ovos, carne magra ou peixe.
Se faço refeições fora de casa as saladas cruas são substituídas por legumes cozinhados e um pouco de arroz, por exemplo.
Durante a tarde faço um ou dois lanches para ter a certeza que não perco a cabeça à hora do jantar.
O jantar normalmente não foge muito daquilo que é a composição do almoço. Por vezes há sopa como entrada, reduzindo depois na quantidade do prato.
Esta resposta é difícil, gosto de tantas! As que mais gosto são as que são simples, rápidas, saudáveis e claro, saborosas! A vida é tão agitada que por vezes o tempo que existe para prepararmos receitas muito elaboradas é escasso!As minhas preferidas são receitas práticas e que não roubem muito tempo. Normalmente a minha especialidade lá em casa são as sopas e as saladas. Deixo uma receita de salada de manga verde que adoro.
SALADA DE MANGA VERDE
Ingredientes:
1 manga verde (pouco madura)
1 rodela de abacaxi
2 maracujás
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
Flor de sal q.b.
½ pimento vermelho
1-2 malaguetas frescas pequenas (opcional e a gosto)
½ pepino
Corte o abacaxi e a manga em cubinhos. Adicione a polpa dos maracujás (pode manter os caroços). Tempere com vinagre e flor de sal a gosto e reserve durante 10 minutos.
À parte descasque e retire as sementes do centro do pepino, pique em cubos juntamente com o pimento vermelho e junte os legumes às frutas anteriormente preparados.
Adicione a malagueta fresca da sua escolha finamente picado.
Junte tudo e guarde 1 hora no frigorífico para servir bem fresco.
NOTA: este passo é opcional, caso não aprecie picante não adicione.
Tarte de maçã com gelado (mas não contem a ninguém) :)
Gosto de uma pizza com ingredientes frescos partilhada com o marido e um copo de um bom vinho tinto português.
- O que não pode faltar no frigorífico:
Muitos vegetais frescos para saladas, sumos verdes e sopas. Há sempre tomates, coentros, cenouras, curgete e muitas outras verduras consoante a época do ano. De verão há sempre melancia!
Ah... nunca faltam limões... sou viciada em limão!
Os convidados que vêm cá a casa gostam de explorar os armários e o frigorífico, dizem que tenho coisas de nutricionista. Para mim, são coisas normais.
Para além das coisas práticas que não precisam de preparação como os frutos secos, as frutas ou o chocolate negro, adoro levar para o trabalho sumos funcionais para ir bebericando entre consultas, ovos cozidos ou bolinhas energéticas de tâmaras, coco, frutos secos e sementes.
- Uma receita doce e fácil para os gulosos fazerem em casa:
BOLINHAS ENERGÉTICAS DE COCO
Ingredientes:
30 tâmaras sem caroço ou 15 tâmaras medjool
3 colheres de sopa de bagas de goji
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de pasta de amendoim
2 colheres de sopa de cacau cru
2 mãos cheias de amendoins
1-2 colheres de sopa de sementes de chia
1 colher de chá de canela em pó
Para o exterior: 3-4 colheres de sopa de coco ralado
Pique grosseiramente os amendoins utilizando um processador ou uma faca. Reserve. No processador pique as tâmaras, juntamente com o óleo de coco, a pasta de amendoim, o cacau cru, as bagas de goji e as sementes de chia até obter uma pasta homogénea.
Junte os amendoins e envolva. Utilizando as mãos, faça pequenas bolinhas com a mistura preparada.
Nota: para não pegar aos dedos humedeça as mão com um pouco de água.
Depois de preparadas as bolinhas envolva no coco ralado, preparando pequenas bolas de neve. Reserve no frigorífico para solidificarem e estão prontas a partilhar!
Esta também é deliciosa:
MENTA FRESCA DE FRUTOS VERMELHOS
Ingredientes:
3 bananas congeladas em rodelas
1 chávena de frutos vermelhos ultracongelados
5 folhas de hortelã
3 colheres de sopa de bebida de coco sem adição de açúcar
Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora ou num processador e triture até obter uma mistura homogénea. Pode servir logo de seguida ou voltar a reservar no congelador. Sirva decorado com uma folha fresca de hortelã.
Podem seguir as páginas da Lillian Barros nos seguintes links:
Design da imagem: iconO2 https://www.icono2.com/