Já chegou a Primavera, mas o mau tempo continua a aborrecer. É que já não posso com a chuva! Esta receita já cheira e sabe a verão, graças aos frutos vermelhos, mas fica perfeito se for acompanhado com um chá, que isto não está tempo para bebidas frias! Se bem que, confesso, não consigo beber bebidas frias mesmo no verão, pronto, já disse! Não gosto de chá frio, nem sumos naturais ou batidos com gelo, apenas à temperatura ambiente. Portanto, por mim os bolos podem ser servidos com chá o ano inteiro! Mais alguém?
Espero que gostem desta sugestão deliciosa! Não se esqueçam de seguir o Instagram: https://www.instagram.com/mafaldaagante/
Bom fim-de-semana, gulosos! :)
Bolo de Morango e Framboesa com Crocante
Bolo:
4 ovos
250 g de farinha de trigo com fermento
225 g de açúcar
125 g de manteiga sem sal Kerrygold
100 ml de natas
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
Recheio de Morango e Framboesa:
75 g de morangos cortados aos pedacinhos
75 g de framboesas
60 g de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de sumo de limão
Crocante:
50 g de farinha de trigo
5 colheres de sopa de manteiga sem sal Kerrygold
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
Recheio: misturar num tacho ao lume o açúcar com a água, o sumo de limão e o amido de milho. Deixar ferver durante três minutos. Juntar os frutos vermelhos. Deixar ferver mais dois minutos e reservar.
Crocante: triturar todos os ingredientes num processador de alimentos até que fique com aspecto de crumble. Reservar
Bolo: pré-aquecer o forno a 175º C. Untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater o açúcar com a manteiga, acrescentar os ovos um a um, sempre a bater. Juntar as natas e a baunilha. Misturar a farinha, o fermento e o bicarbonato. Colocar metade da massa na forma, espalhar o recheio por cima, verter a massa restante e espalhar o crocante. Levar ao forno durante 35 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.
Outras receitas deliciosas:
Bolo de Chocolate Negro, Doce de Framboesa e Ganache (sem farinha e sem açúcar refinado).
Fotografia: © Diogo Agante
No livro "Há alguém mais gulosa do que eu?" encontram 70 receitas de bolos fáceis e deliciosos. Está à venda na minha loja de doçaria (na baixa de Coimbra), em livrarias, supermercados e online: na Leya, Bertrand, Fnac, no Wook, e no Continente.